Docentes

  • José Rubens Morato Leite 

Professor Titular dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Pós- Doutor pela Unversidad Alicante, Espanha 2013/4; Pós-Doutor pelo Centre of Environmental Law, Macquarie University – Sydney – Austrália 2005/6; Doutor em Direito Ambiental pela UFSC, com estágio de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; mestre em Direito pela University College London; Membro e Consultor da IUCN – The World Conservation Union – Comission on Environmental Law (Steering Commitee); Ex Presidente do Instituto “O Direito por um Planeta Verde (2013-2018); Coordenador do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco, do CNPq. Publicou e organizou várias obras e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. É membro do Conselho Científico da Revista de Direito Ambiental da Editora Revista dos Tribunais, além de ser sócio-fundador da Aprodab – Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil. Foi tutor do PET/MEC. Bolsista e Consultor Ad Hoc do CNPq e Fapesc. Prêmio Pesquisador Destaque da Universidade Federal de Santa Catarina. 2011. Membro Eleito do Governing Board (Conselho Administrativo) da IUCN Academy of Environmental Law (2015 a 2018). Prêmio Tese Capes 2019, categoria orientador, Capes. Prêmio Medalha Professor João David Ferreira Lima da Câmara Municipal de Florianópolis, 2020. (Currículo Lattes)

  • Isabele Bruna Barbieri

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – campus Londrina (2007). Pós-graduada em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná – EMAP (2009) e em Economia do Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Aprovada em primeiro lugar geral para o Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo realizado mudança de nível para o doutorado com linha de pesquisa Direito Ecológico e Direitos Humanos. Bolsista de Pós- doutorado júnior do CNPQ. Membro e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Observatório de Justiça Ecológica OJE/UFSC. Pesquisadora e Advogada da Clínica de Justiça Ecológica (2019). Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, Direito dos Animais e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, justiça socioambiental, populações vulneráveis, sociedade de risco, poluição invisível, direito dos animais, saúde ambiental. (Currículo Lattes)

  • Isabella Cristina Lunelli

Doutora em Direito, Política e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, com período de pesquisa na Universidad Autónoma Metropolitana (México). Mestre em Teoria, Filosofia e História do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. É especialista em Direito Administrativo e Teoria Geral do Direito e graduada em Direito. Atualmente é Professora Colaboradora do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, pesquisadora do Observatório de Protocolos Autônomos e integra a equipe no Brasil da Indigenous People Rights International (IPRI). É membra associada do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) e advogada membra da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP). (Currículo Lattes)

  • Letícia Albuquerque

Professora Associada dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde co-dirige o Observatório de Justiça Ecológica – Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), especialização em Integração e Mercosul pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), com ênfase em Relações Internacionais e Meio Ambiente. Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004-2009) com estágio de doutoramento realizado na Faculdade de Direito de Coimbra, Portugal (2006), com bolsa de estudos da CAPES. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Internacional, Direito Ambiental e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: justiça ambiental e direitos humanos; proteção internacional do meio ambiente .Membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA (2015-2017). Pesquisadora do Laboratório SAGE (Sociétés, Acteurs, Gouvernement en Europe), Université de Strasbourg (França), onde realizou estágio de pós-doutorado com bolsa de estudos da CAPES (09/2017-08/2018). (Currículo Lattes)

  • Marília de Nardin Budó

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e graduação em Comunicação Social – Jornalismo também pela UFSM. É mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde foi bolsista Capes.É doutora em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com estágio sanduíche na Facoltà di Giurisprudenza da Università di Bologna, na Itália, com bolsa PDSE/CAPES. Realizou estágio pós-doutoral em criminologia na Universitat de Barcelona (UB), com bolsa PDE/CAPES. Atua em docência e pesquisa na área de Direito, com ênfase em Criminologia, Direito penal, e Direito processual penal. Atualmente é professora adjunta de direito penal e direito processual penal no centro de ciências jurídicas da UFSC. Coordenadora do grupo de pesquisa Poder, controle e dano socia. A área de pesquisa tem sido desenvolvida em dois principais campos da criminologia: as relações entre crime e mídia; a criminologia verde. É coordenadora do Infovírus: observatório prisões e pandemia. (Currículo Lattes)

  • Melissa Ely Melo 

Professora Adjunta I da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora com Pós-Doutorado em Direito (Bolsa do CNPq de PDJ). Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (Bolsa CNPq), com estágio de doutoramento na Universidade de Alicante (Espanha) (Bolsa da CAPES pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE). Mestre em Direito pela UFSC (Bolsa CAPES) e Especialista em Biossegurança pela UFSC (Bolsa CNPq). Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Membro do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco (GPDA-UFSC/CNPq), do Observatório de Justiça Ecológica (OJE-UFSC/CNPq), da International Union for Conservation of Nature (IUCN). Autora e Organizadora de Livros e Artigos Científicos em Periódicos. Atualmente é Coordenadora de Pesquisa do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCJ/UFSC). (Currículo Lattes)

  • Paula Brügger 
Professora Titular do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina, até fevereiro de 2019. Atualmente é coordenadora do Observatório de Justiça Ecológica (OJE/UFSC) e pesquisadora do Laboratório de Estudos Transdisciplinares (LET/UFSC). É graduada em Ciências Biológicas, possui especialização em Hidroecologia, mestrado em Educação (Educação e Ciência) e doutorado em Ciências Humanas (Sociedade e Meio Ambiente). Ministrou as disciplinas Biosfera, Sustentabilidade e Processos Produtivos, Conservação de Recursos Naturais, Meio Ambiente e Desenvolvimento e Dimensões Ecológicas, Econômicas e Éticas da Sustentabilidade, no Mestrado Profissional em Perícias Criminais Ambientais/UFSC. É autora dos livros Educação ou adestramento ambiental?, com três edições, e Amigo Animal, reflexões interdisciplinares sobre educação e meio ambiente: animais, ética, dieta, saúde, paradigmas. Coordenou por quinze anos o projeto de educação ambiental Amigo Animal, oferecido como tema transversal para as escolas das redes municipal (Florianópolis) e estadual de Santa Catarina. Atua nas seguintes temáticas: educação ambiental e abolicionista; interdisciplinaridade, paradigmas de ciência e sustentabilidade; e relação dos seres humanos com os outros animais como relação sociedade-natureza. Vem, desde 1999, estudando a imagem da natureza e dos animais não-humanos na mídia e, desde 2003, pesquisando as implicações éticas e epistemológicas da visão mecanicista, dominante na ciência ocidental, na vivissecção. Outro objeto permanente de estudo é a inter-relação das dimensões ecológicas, éticas, sociais e econômicas da sustentabilidade em processos produtivos como a pecuária. Vem, também desde 1993, trabalhando os conceitos de tema gerador (Paulo Freire) e currículo oculto (Michael Apple) no âmbito da educação ambiental. Foi coordenadora do Departamento de Meio Ambiente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) entre 2005 e 2007, e diretora de Educação do Instituto Abolicionista Animal (IAA) entre 2006 e 2008. É, desde 2008, colunista da Agência de Notícias de Direitos Animais, ANDA. (Currículo Lattes)