SPK4N WORKSHOP: Pensar a justiça ecológica no Antropoceno: perfis comparativos e multidisciplinares

24/01/2025 06:54

WORKSHOP SPK4N

Na segunda-feira, 27 de janeiro, das 10h30 às 13h00, no Complexo San Giuseppe, será realizado o workshop do projeto Speak4Nature, intitulado “Pensar a justiça ecológica no Antropoceno: perfis comparativos e multidisciplinares”, organizado por Rodrigo Míguez Núñez, professor de Direito Privado no DISSIST. O evento tem como objetivo promover uma reflexão interdisciplinar e comparativa sobre o conceito de justiça ecológica, analisando-o em diferentes realidades locais, à luz dos desafios teóricos e práticos colocados pelo Antropoceno, a atual era geológica, na qual o ser humano tem tido sucesso, com suas atividades, provocar mudanças territoriais, estruturais e climáticas que afetem os processos geológicos.

Os palestrantes incluem os acadêmicos visitantes do Speak4Nature, Marcelo Pretto Mosmann (Universidade Federal de Santa Catarina), Lotta Ortheil (Centro Rachel Carson para Meio Ambiente e Sociedade da Universidade Ludwig Maximilian de Munique), Carmen Madorrán (Universidade Autônoma de Madri) e Letícia Albuquerque (Universidade Federal de Santa Catarina). ).

Após uma introdução do Professor Míguez Núñez, os palestrantes falarão respectivamente sobre o caso da usina termoelétrica a carvão de Nova Seival; de agrofloresta urbana no Rio de Janeiro e Berlim; das condições mínimas que devem existir para que possamos falar de uma “vida boa” no Antropoceno; de justiça ecológica e do projeto Clínica de Justiça Ecológica.

O workshop faz parte da segunda fase do projeto Speak4Nature, que explora o perfil “empírico” da justiça ecológica através de uma perspectiva interdisciplinar, um elemento distintivo do projeto.

FONTE: UPO

Tags: Clínica de Justiça EcológicaSPK4NUPO